O blog segue no clima musical da última postagem. Dia 22 de novembro é o dia da música. Aproveitando a data, falaremos um pouco sobre o uso dela como ferramenta de ensino.

love-and-music1

A música nos afeta de diversas formas. Ela pode nos deixar mais tranquilos, mais agitados, nos fazer refletir, nos deixar mais concentrados. Pode nos fazer querer dançar e pode, até mesmo, nos fazer chorar. É claro que isso varia de pessoa para pessoa. Alguns indivíduos tem seu emocional mais influenciado pela música, para outros ela não exerce tanta influência.

Porém, é certo que o uso de canções para a educação é uma ótima atividade. Como a música mexe com nossos sentimentos e emoções, ela estimula os processos cognitivos, fazendo com que as informações sejam assimiladas e apreendidas mais rapidamente. A publicidade sabe disso muito bem. Quantos jingles (canções criadas para comerciais e produtos) somos capazes de lembrar com uma rápida busca na memória? Outra prova da capacidade da música de fixar informações em nosso cérebro, é aquela letra que, por vezes, fica o dia inteiro em nossa mente após uma única audição no rádio ou na TV.

ensino-musica-450x322

Em sala de aula, o uso da música ainda taz outras vantagens. Ela torna a aula mais dinâmica, mais interessante e prende a atenção dos estudantes. Pesquisas revelam que, no ensino infantil, a música ajuda os alunos a manterem o foco na atividade, evitando que fiquem dispersos ou agitados. Da mesma forma, quando a turma está pouco participativa, a música pode ser utilizada como motivador, estimulando o envolvimento de todos na atividade.

No ensino de idiomas essa relação entre música e aprendizado é ainda mais efetiva. Ao levar uma canção para a sala de aula, o professor, além de se valer de todos os benefícios já citados, tem a possibilidade de trabalhar a interpretação e significados da letra, a compreensão auditiva e a pronuncia correta dos termos.

Se você está estudando uma nova língua, procure músicas que você goste nesse idioma. Coloque-as em seus playlists. Isso aumentará seu contato com o idioma e refletirá em sua compreensão auditiva e em sua pronuncia. Você irá, naturalmente, familiarizando-se com os novos fonemas da língua que está estudando.

Dia da música

Para aprofundar-se no assunto:

http://hdl.handle.net/10183/3066

http://pt.scribd.com/doc/9610683/Artigo-A-influencia-da-musica-no-ensino-da-lingua-inglesa

Clique para acessar o 3.pdf

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1483