tips_to_learn_a_new_language_4

Aprender um novo idioma é algo desafiador e exigirá de você muita dedicação. Com essa atitude, a dificuldade de aprender inglês, espanhol, alemão, italiano, francês ou qualquer outro idioma será facilmente superada!

Confira abaixo alguns erros mais comuns de quem tenta compreender uma nova língua e busque estratégias para fugir de cada um deles.

Decorar frases prontas

“The book is on the table”, “What’s wrong with being confident?”, “May the Force be with you” e outras tantas frases clássicas podem ser a porta de entrada para quem começa a conhecer um novo idioma, mas decorar frases prontas sem aprender cada palavra ou as regras de construção da expressão não adiantará nada. Ao invés de simplesmente decorar as frases, busque criar variações e entender como elas podem ser utilizadas na prática.

Não praticar fora da sala de aula

A prática constante é algo fundamental para a consolidação do conteúdo estudado, seja ele qual for. Limitar-se ao tempo disponível na sala de aula fará com que você demore mais para alcançar o nível que deseja. Assistir a filmes legendados, ouvir músicas, conversar com colegas e utilizar aplicativos são algumas dicas para praticar em qualquer lugar.

Pular etapas

A frustração é muito comum quando você está aprendendo um novo idioma quando você tenta compreender algo que está além do que você já aprendeu. Para continuar se desafiando e minimizar esse sentimento, respeite o seu ritmo de aprendizado. Comece vendo vídeos curtos, ouvindo podcasts e lendo blogs ou pequenos livros em outro idioma, com o tempo, você será capaz até mesmo de curtir um filme em inglês no cinema sem sequer olhar para as legendas.

Não definir metas ou avaliações próprias

Todo objetivo precisa de metas! Crie métodos de autoavaliação regulares, com exercícios práticos que possam ser feitos em casa, e compare os seus resultados. Você pode, por exemplo, se comprometer a assistir uma vez por semana a um episódio inédito de uma série sem legenda. Com o tempo, você vai perceber que o número de vezes que você não compreendeu algo diminui.

Achar que já sabe o suficiente

Nada que aprendemos na vida chega a um ponto em que está “suficiente” e com um novo idioma isso não é diferente. Consegue compreender tudo que lê ou ouve? Então comece a conversar com pessoas de fora, para treinar a pronúncia. Já consegue conversar perfeitamente? Crie um blog e comece a escrever nesse idioma para avaliar o seu conhecimento das regras gramaticais. Já faz tudo isso? Continue aprendendo para não fazer feio quando você tiver uma reunião importante com representantes estrangeiros ou quando você for estudar no exterior. Nada de relaxar, continue praticando ainda mais!

Anúncios